Translate

segunda-feira, 24 de março de 2014

Na escola festejamos a Semana da Leitura e a minha turma escolheu dar a conhecer estes poetas:
Luísa Ducla Suares 
Manuel Couto Viana

 Um colega da minha turma fez -se passar por Manuel Couto Viana quando fomos representar a outras turmas , o texto que ele representou foi este :
Manuel Couto Viana
Olá. O meu nome é Manuel Couto Viana. Nasci em Viana do Castelo, em janeiro de 1923.
Fui professor, ator, figurinista, empresário, encenador e diretor de vários teatros de renome. Estive sempre ligado a companhias de teatro para a infância. Ainda jovem, herdei do meu avô  o Teatro  Sá de Miranda de Viana.
Tenho mais de uma centena de livros publicados e a minha poesia está traduzida em francês, inglês, espanhol e chinês.
Vivi os meus últimos anos na Casa do artista, onde continuei a escrever e a publicar.

Convido-vos a ler algumas das obras que escrevi a pensar em meninos da vossa idade.

Dois outros meninos da minha turma fizeram este PowerPoint :










Eu e uma colega minha lemos um poema desse autor,foi este:      
A GALINHA ENGRIPADA
A Galinha, 
coitadinha! 
tem sintomas graves 
de gripe das aves. 
Não canta: está rouca, 
e cobre-se de roupa. 
Hora a hora, espirra 
(irra! irra! irra!). 
Fala à sobreposse: 
(tosse! tosse! tosse!). 
Tão doente fica 
que nem depenica. 
Anda o galinheiro 
num grande berreiro, 
temendo que ela 
lhe pegue a mazela. 
Médico afamado, 
o Mocho é chamado 
pra dar a sentença. 
Todo empertigado, 
diz que essa doença 
é só resfriado: 
nada que não vença 
um xarope doce 
que alivie a tosse 
e a rouquidão. 
– «Tome, não hesite, 
que traz o apetite 
pró milho e pró pão. 
E coma a minhoca 
que não a sufoca. 
Mas tenha cuidado 
com o agasalho.» 
– disse o Mocho inchado. 
E voltou ao galho. 
Passaram uns dias 
sem tosse e agonias, Todo empertigado, 
diz que essa doença 
é só resfriado: 
nada que não vença 
um xarope doce 
que alivie a tosse 
e a rouquidão. 
– «Tome, não hesite, 
que traz o apetite 
pró milho e pró pão. 
E coma a minhoca 
que não a sufoca. 
Mas tenha cuidado 
com o agasalho.» 
– disse o Mocho inchado. 
E voltou ao galho. 
Passaram uns dias 
sem tosse e agonias, 
Cacaracacá!, 
a Galinha já 
põe ovos e canta. 
Tão limpa a garganta! 
A saúde é tanta 
que a todos espanta. 
O Mocho do galho 
fez um bom trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário